Os líderes religiosos dos judeus sabiam da vinda de Jesus...
Daniel 9:23-26
As Divisões das 70 Semanas
No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a palavra, e entende a visão.
Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.
Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.
E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.
Período Profético da vinda do Messias |
Daniel 9:23-26
As Divisões das 70 Semanas
No versículo 24, Gabriel diz: "Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade." Quase todos os comentaristas concordam que as setenta "semanas" devem ser entendidas como setenta "semanas" de anos, ou seja, um período de 490 anos. Estes versículos fornecem uma espécie de "relógio" que dá uma ideia de quando o Messias viria e alguns dos eventos que acompanhariam o Seu aparecimento.
O decreto de Artaxerxes emitido em 457 a.C (7º ano de seu reinado) foi posto em execução no outono desse ano, isto é, faltando mais ou menos 1/4 do ano para que este terminasse, já que o ano possui 4 estações, considerando que no hemisfério norte o outono começa entre o fim de setembro e o início de outubro. Portanto, a data é 457 a.C, mas o número de anos é 456 completos mais 1/4 de 457, que ainda faltava transcorrer. Assim temos:
♦ Data: 457 a.C
♦ Número de anos a.C: 456+1/4
“Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as praças e as circunvalações se reedificarão, mas em tempos angustiosos” (Daniel 9:25).
Considerando que até o batismo de Jesus (até ao Ungido) passar-se-iam 483 anos, conforme o texto acima. Temos o seguinte cálculo:
♦ 7 semanas + 62 semanas = 69 semanas.
Aplicando o princípio dia-ano em profecia, cada dia equivale a um ano.
♦ 69 semanas x 7 dias = 483 dias (ou anos proféticos).
Agora podemos subtrair o quantidade de anos a partir do ano 457 a.C., considerando que há 456 anos + 1/4 de ano completados. Então temos o seguinte cálculo:
♦ – 456 (mais 1/4) + 483 = 26 (mais 3/4).
Ou seja, passados 26 anos completos da era cristã, mais 3/4 do ano seguinte ocorre o batismo de Jesus, ou seja, no outono de 27 a.D.
Assim temos:
♦ Data: 27 a.D.
♦ Número de anos a.D: 26+3/4
O evento do Calvário ocorreu 3,5 anos depois do batismo. Como a conta envolve quartos e não meios, devemos considerar 3+2/4 como equivalentes a 3,5 e adicioná-los a 26+3/4. O resultado será 29+5/4, ou 30+1/4. A cruz foi levantada 30 anos completos depois de Cristo mais 1/4 do ano seguinte, isto é, a primavera de 31 a.D (e sabemos que Cristo morreu por ocasião da Páscoa). Assim temos:
♦ Data: 31 a.D.
♦ Número de anos a.D: 30+1/4
Até a morte de Estêvão são mais 3,5 anos, e as 70 semanas, ou 490 anos, chegam ao fim. Somando 3+2/4 a 30+1/4 chegamos a 33+3/4 do ano seguinte, o outono de 34 a.D. Assim temos:
♦ Data: 34 a.D.
♦ Número de anos a.D: 33+3/4
Nota.
Ellen G. White e o Sétimo Ano de Artaxerxes.
A senhora White sempre foi muito cuidadosa ao tratar desse assunto. Por causa disso, seus comentários estão em perfeita harmonia com as informações hoje disponíveis. A seguir, transcrevem-se alguns trechos de sua autoria:
“No capítulo 7 de Esdras acha-se o decreto (Esd. 7:12-26). Em sua forma completa foi promulgado por Artaxerxes, rei da Pérsia, em 457 antes de Cristo. Mas em Esdras 6:14 se diz ter sido a casa do Senhor em Jerusalém edificada ‘conforme o mandado [ou decreto, como se poderia traduzir] de Ciro e de Dario, e de Artaxerxes, rei da Pérsia’. Estes três reis, originando, confirmando e completando o decreto, deram-lhe a perfeição exigida pela profecia para assinalar o início dos 2.300 anos. Tomando-se o ano 457 antes de Cristo, tempo em que se completou o decreto, como data da ordem, viu-se ter-se cumprido toda a especificação da profecia relativa às setenta semanas.” O Grande Conflito, p. 326.
Absolutamente certo. Observe-se, em primeiro lugar, que a senhora White não diz que os 2.300 anos começaram no sétimo ano de Artaxerxes. O compromisso dela é com o ano 457 A.C. e, em todos os seus escritos, a data é empregada coerentemente. Além disso, a senhora White demonstra claramente que a “ordem” de Daniel 9:25 não se restringe apenas ao decreto de Artaxerxes. Para ela, Ciro iniciou o decreto, Dario o confirmou e Artaxerxes lhe deu a forma completa exigida pela profecia.
“Verificara-se que os 2.300 dias começavam quando a ordem de Artaxerxes para a restauração e edificação de Jerusalém entrou em vigor, no outono de 457 antes de Cristo. Tomando isto como ponto de partida, havia perfeita harmonia na aplicação de todos os acontecimentos preditos na explicação daquele período de Daniel 9:25-27.” O Grande Conflito, p. 410. Tanto nesta citação como em outras de sua autoria, Ellen G. White é insistente ao declarar que o outono do ano 457 A.C. deve marcar o início das 2.300 tardes e manhãs e das 70 semanas.
Alguns poderiam argumentar que, no trecho acima, a senhora White não defende o outono de 457 A.C. para o início dos cômputos proféticos, mas que apenas o menciona para relatar a experiência passada do povo adventista. Esse, contudo, não é o caso, pois, em outras citações, em que não se verifica a intenção de contar a história do Movimento Millerita, a mesma data é empregada e afirmada: “A ordem para restaurar e edificar Jerusalém, confirmada pelo decreto de Artaxerxes Longímano (Esd. 6:14; 7:1), entrou em vigor no outono de 457 a.C..” O Desejado de Todas as Nações, p. 233.
Em suma, não há nenhuma citação do Espírito de Profecia que vincule o início dos períodos proféticos com o sétimo ano de Artaxerxes. Quanto a esse pormenor, Ellen G. White foi extremamente cautelosa. É certo que ela diz que o decreto foi expedido em 457 A.C. (G.C., pp. 326, e P.R., p. 607), mas em nenhum momento diz ter sido esse o ponto de partida dos períodos de Daniel 8 e 9. Para ela, como já foi mostrado, tais cômputos só se iniciaram quando o decreto entrou em vigor, isto é, no outono. Aliás, é necessário esclarecer que a carência de informação relativa ao momento em que o decreto foi assinado refere-se a documentação bíblica e/ou histórica e não aos escritos de Ellen G. White. Pelo Espírito de Profecia, o decreto foi expedido em algum ponto entre primeiro de janeiro e primeiro de Nisan do ano 457 A.C..
De fato, o tema é empolgante e deveria ser cuidadosamente examinado por todo filho de Deus, pois dele depende a firmeza da fé do advento. -- Henderson H. L. Velten, Editor do site "Concerto Eterno".
http://www.adventistas.com/abril2002/457_ou_458.htm